Webnário: Recalque (Realiz. 15/05/19)

A noção de recalque é anterior a obra de Freud, se torna um dos pilares da psicanálise até que o seu uso em obras, principalmente de autores ingleses, foi decaindo desde 1930. Já na França continua sendo um dos elementos mais distintivos de seus autores até hoje. Nesse Webnário será tradado  o conceito central do termo recalque em autores anteriores a Freud e suas vicissitudes dentro do psicanálise atual.

 

A obra freudiana depois de mais de 100 anos de psicanálise já consegue ser submetida ao exame epistemológico e histórico, não somente dos seus conceitos internos, mas também em relação aos pensamentos de outros psicanalistas e pensadores. Também já é possível uma aproximação sem fanatismos em função da distância histórica que naturalmente vai se impondo.

O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 15/05/2019 - 20hs. Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.

Docente: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador Anual da Coleção Transformações & Invariâncias. Atende em consultório particular: adultos e adolescentes (individual ou casais).

 

- Não emitimos certificados para eventos on-line.
- Ao fazer sua inscrição, automaticamente você autoriza o cadastrado em nossa newsletter.