História da Histeria (realiz. em 21/02)

Neste primeiro seminário de web, discutimos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros.

A tragédia de Édipo Rei na psicanálise (realiz. em 12/07)

Neste segundo encontro abordamos "a tragédia de édipo na psicanálise" onde foi discutido como Freud buscou na tragédia de Sófocles o estabelecimento das bases do seu famoso Complexo, que juntamente com a Castração formam o núcleo do reprimido. 

É melhor ser alegre que ser feliz (realiz. em 26/10)

Os versos da música de Vinícius de Moraes na verdade são “é melhor ser alegre que ser triste”, mas eu considero que uma das maiores tristezas de hoje é o desejo e a busca pela felicidade. Talvez você esteja se perguntando “como assim?!”, mas eu poderia dizer que nossos consultórios estão lotados de pessoas “desejando ser felizes".

Estudos sobre histeria (REALIZ. EM 21/03)

O objetivo desses webnários será explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado. 

Uma introdução ao narcisismo (REALIZ. EM 17/10)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

As origens inconscientes no romantismo alemão (realiz. em 20/07)

O movimento romântico alemão foi uma reação ao racionalismo do iluminismo. Foi nesse cenário que autores como Hamman, Shillher, Schelling, Goethe na Alemanha, William Blake na Inglaterra e Rousseau na França, por exemplo, criaram uma alternativa à lógica de Descarte, Voltaire, entre outros.

Os três ensaios da sexualidade (REALIZ. EM 20/06)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Os instintos e suas vicissitudes (realiz. em 29/11)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

História da Histeria – de Hipócrates à Freud (realiz. em 05/07)

Neste primeiro seminário de web, discutimos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros.

Dois princípios do funcionamento mental (REALIZ. EM 11/07)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Contribuições à psicologia do amor (REALIZ. EM 22/08)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.