Webnário:O Narcisismo e as Mídias Sociais (Realiz. 20/02/19)

Muito é dito que nas mídias sociais impera um comportamento narcisista, mas você sabe exatamente onde e como esse comportamento se manifesta? O narcisismo vai muito além das selfies! Nesse Seminário de Web utilizamos o ambiente das redes sociais para entendermos os conceitos freudianos contidos no artigo “Uma introdução ao narcisismo”.

Webnário: O Inconsciente 20/03/19 - 20hs.

Hoje essa palavra de cunho tão comum pode ter diversos significados em psicanálise, fato que as vezes até os psicanalistas não levam em consideração.  Afinal, o que é inconsciente? Nesse Seminário de Web vamos discutir as visões de Freud sobre o Inconsciente e como essas visões foram evoluindo nas obras de M. Klein, Winnicott e Bion. 

Webnário: Uma Introdução ao Narcisismo (Realiz. 17/10/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: O Homem dos Ratos (Realiz. 19/09/18)

O objetivo desse webnário foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Contribuições à Psicologia do Amor (Realiz. 22/08/18)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Dois Princípios do Funcionamento Mental (Realiz. 11/07/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Os Três Ensaios da Sexualidade (Realiz. 20/06/18)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Estudos Sobre Histeria (Realiz. 21/03/18)

O objetivo desses webnários será explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado. 

Webnário: História da Histeria (Realiz. 21/02/18)

Neste primeiro seminário de web, discutimos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros.

Webnário: É Melhor ser Alegre que ser Feliz (Realiz. 26/10/17)

Os versos da música de Vinícius de Moraes na verdade são “é melhor ser alegre que ser triste”, mas eu considero que uma das maiores tristezas de hoje é o desejo e a busca pela felicidade. Talvez você esteja se perguntando “como assim?!”, mas eu poderia dizer que nossos consultórios estão lotados de pessoas “desejando ser felizes".

Webnário: As Origens Inconscientes no Romantismo Alemão (Realiz. 20/07/17)

O movimento romântico alemão foi uma reação ao racionalismo do iluminismo. Foi nesse cenário que autores como Hamman, Shillher, Schelling, Goethe na Alemanha, William Blake na Inglaterra e Rousseau na França, por exemplo, criaram uma alternativa à lógica de Descarte, Voltaire, entre outros.