Webnário: O Homem dos Lobos (REALIZ. 11/09/19)

Em um dos mais emblemáticos casos clínicos de Freud discutimos questões sobre a técnica psicanalítica como o tempo do tratamento, o estatuto da teoria na condução das interpretações e o conceito de fantasias de caráter filogenético, como a cena primária.

Webnário: Os Instintos e suas Vicissitudes (Realiz. 29/11/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Uma Introdução ao Narcisismo (Realiz. 17/10/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: A interpretação dos sonhos (Realiz. 18/04/18)

O objetivo desse webnário foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que esses eventos online facilitem o conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: O Estranho 19/06/19

Nesse artigo, que completa esse ano 100 anos de publicação, Freud aponta para a estranheza que brota de nosso inconsciente em busca de significado. Nossa relação com essa estranheza vai solicitar que ela seja encarnada por alguém ou algo, que imediatamente sofrerá as consequências dessa operação. Esse texto, combinado com “Para além do princípio do prazer”, “Mal estar na civilização” e “Futuro de uma ilusão” formam um todo coerente acerca da agressividade e destrutividade.

Webnário: Além do Princípio do Prazer (REALIZ. 21/08/19)

Nesse texto Freud faz uma profunda reavaliação de seus principais conceitos: pulsão, libido, sexualidade etc. e propõe uma nova organização de sua visão pulsional baseados agora nos conceitos de pulsão de vida e de morte. Esse trabalho abre caminho para revisões gerais do aparelho psíquico em “O ego e o Id”, bem como discussões sobre a agressividade em “O mal estar na civilização”.

Webnário: Os Três Ensaios da Sexualidade (Realiz. 20/06/18)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros onlines haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Dois Princípios do Funcionamento Mental (Realiz. 11/07/18)

O objetivo desses webnários é explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: Contribuições à Psicologia do Amor (Realiz. 22/08/18)

O objetivo desses webnários foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário: O Homem dos Ratos (Realiz. 19/09/18)

O objetivo desse webnário foi explanar e discutir a obra de Sigmund Freud, buscando entender os seus conceitos fundamentais e suas influências nas obras de M. Klein e W. Bion. A proposta é que nesses encontros online haja a facilitação do conhecimento da obra freudiana por parte do público não especializado.

Webnário:O Narcisismo e as Mídias Sociais (Realiz. 20/02/19)

Muito é dito que nas mídias sociais impera um comportamento narcisista, mas você sabe exatamente onde e como esse comportamento se manifesta? O narcisismo vai muito além das selfies! Nesse Seminário de Web utilizamos o ambiente das redes sociais para entendermos os conceitos freudianos contidos no artigo “Uma introdução ao narcisismo”.