Ciência é Psicanálise?

Por Ale Esclapes¹

Psicanálise é ciência? Ciência é psicanálise? A polêmica foi reaberta com a entrevista da bióloga Natália Pasternak afirmando o óbvio: ciência não é psicanálise! Fizemos uma seleção de alguns vídeos para que você possa formar a sua opinião sobre esse tema. 

Close (Lukas Dhont) – Resenha de filme

Por Ale Esclapes¹

Toda obra de arte aponta para um lugar além do óbvio, além do sensível que se apresenta. Close é um desses casos que com maestria, nos brinda com um drama sobre saída da infância e entrada na juventude circunscrita aqui pelo elemento sexual presente nessa passagem.

Psicanálise e Conversa Fiada

Por Ale Esclapes¹

Bion se pergunta no capítulo 4 de Elementos de Psicanálise o que diferencia uma sessão de psicanálise de uma conversa de bar (não exatamente com essas palavras, mas o espírito é exatamente esse). Essa é uma pergunta maravilhosa, pois questiona o que parece ser algo muito bem estabelecido pelo senso comum – só que não!

Poiesis

Por Ale Esclapes¹

A palavra poesia tem origem no grego e significa “criação” ou “fabricação”. A psicanálise é uma linguagem poética nesse sentido. Ela é um método que permite ao par analítico a oportunidade de “criar” novos sentidos, novos significados, novos símbolos. Ela é um tipo de linguagem.

Resenha do filme “Ela”

Por Ale Esclapes¹

"Ela" é um filme de ficção científica e romance, dirigido por Spike Jonze em 2013, que conta a história de Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um escritor solitário que se apaixona pelo seu sistema operacional inteligente, Samantha (voz de Scarlett Johansson). 

Des(esperança) – Resenha do filme “Nada de Novo no Front”

Por Ale Esclapes¹

"Nada de Novo no Front" é um filme de guerra alemão de 1930, dirigido por Lewis Milestone. O enredo é baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, que conta a história de um jovem chamado Paul Baumer (Lew Ayres) e seus amigos que se alistam para lutar na Primeira Guerra Mundial. 

Psicanálise e Psicopatologia

Por Ale Esclapes¹

É indissociável a noção de patologia de normalidade. Uma não consegue existir sem a outra – a patologia é um desvio de rota, é um erro, é algo que não deveria estar lá, e como um câncer, deveria ser arrancado.

A certeza como sinal de adoecimento psíquico

Por Ale Esclapes¹

Vivemos em um mundo incrivelmente complexo, onde cada aspecto da vida social e cultural é interconectado e multifacetado.

Políticas Identitárias e Psicanálise

Por Ale Esclapes¹

O psicanalista bem como as instituições às quais ele está ligado, estão inseridos na sociedade, e desta forma, ambos estão permeáveis a discussões de cunho político, sociológico, antropológico, científico, etc. 

Ex-Machina – Entre o real e o imaginário

Por Ale Esclapes¹

A mentira é uma parte fundamental da experiência humana. Desde a infância, aprendemos a contar pequenas mentiras para evitar problemas ou conseguir o que queremos.

Uma chama que se apaga - Resenha do filme "Meu Pai" de Florian Zeller

Por Ale Esclapes e Marcelo Moya¹

Quando dizemos exatamente EU para referirmos a nós mesmos? Em que momento Eu sou Alexandre torna-se indissociável, a ponto de ora o Eu conter o Alexandre e ora ser contido pelo Eu? Realmente não sei.