Curso Breve: A interpretação dos sonhos (REALIZ. 23/08/19)

VI Jornada da EPP e do IMK - O Analista Trabalhando (REALIZ. 29 e 30/11/19)

Curso Breve: O caso Dora (REALIZ. 20/09/19)

Curso Breve: Os três ensaios da sexualidade (REALIZ. 18/10/19)

Emília no país da gramática - assimetrias psicanalíticas (Realiz. 19/10/18)

Nesse segundo encontro sobre a obra de Ignácio Matte-Blanco analisamos as formas gramaticais e assimétricas de existência do indivíduo em Monteiro Lobato, bem como sua interação com as formas infinitas da lógica do País das Maravilhas de Lewis Carroll.
Alice no país de Matte-Blanco (Realiz. 22/06/18)

O psicanalista chileno Ignácio Matte-Blanco faz uma revisão sobre as formas de representações do Inconsciente descritas por Freud e nos legou uma teoria chamada bi-lógica, com impactos na teoria e técnica da psicanálise. Nesse primeiro encontro analisamos o conceito de assimetria e suas implicações clínicas.
A confiabilidade nas relações humanas no processo terapêutico e maturacional (Realiz. 06/04/18)

Vista pelo prisma psicanalítico winnicottiano, a confiabilidade, mais do que uma qualidade que desejamos nas nossas relações humanas, é uma condição fundamental para que se forme um ambiente que venha a facilitar e possibilitar o desenvolvimento das potencialidades do ser humano e a constituição dos sentidos de realidade.
Estudos sobre histeria (Realiz. 10/05/19)

A origem da psicanálise na histeria (Realiz. 12/04/19)

Entre Cronos e Prometeu (Realiz. 14/07/17)

Tema: Entre Cronos e Prometeu - Não roubarás!
Ementa: Etiqueta significa pequena ética, o que implica que não existe uma grande ética sem as pequenas ações. No Brasil de hoje talvez nenhum mandamento seja tão maltratado quanto esse, mas onde mesmo começa a noção do que me pertence e do que não me pertence? Será que roubamos somente bens materiais, ou roubamos tempo, atenção. Seria possível roubar um afeto? Nesse encontro discutiremos esses e outros aspectos do que podemos falar em roubo, ética e etiqueta.
Não adulterarás (Realiz. 23/06/17)

Tema: Não adulterarás: verdades e mentiras que contamos a nós mesmos
Ementa: Adultério vem do latim adulterĭum,ĭi que significa adultério, crime de adultério, alteração, falsificação, mistura. Muitas pessoas associam a questão do adultério apenas a traição que ocorre entre duas pessoas enamoradas. Mas adulteração, alteração, falsificação e mistura também são seus significados. Nesse sentido adulteramos a realidade conforme nossos desejos, mentimos para nós mesmos. Em um nível social a corrupção tão em voga no noticiário também nasce do pecado do adultério.
Categorias
Ale Esclapes
Ale Esclapes é psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e organizador da Coleção Transformações & Invariâncias que em 2017 está no quinto volume. Atende em consultório particular: adultos, adolescentes (individual ou casais).
PRÓXIMOS EVENTOS