Curso Breve: A interpretação dos sonhos (REALIZ. 23/08/19)

Para alguns a “Interpretação dos sonhos” marca para muitos o início da psicanálise, pois é nela que Freud sistematiza sua visão do Inconsciente, bem como estabelece uma correlação entre o sonho e o sintoma. Nesse encontro vamos nos aprofundar nessa obra na companhia do psicanalista chileno Ignácio Matte-Blanco com seus estudos presentes na obra “Inconsciente como um conjunto infinito”. 

Curso Breve: O caso Dora (REALIZ. 20/09/19)

O “Caso Dora” foi o primeiro caso clínico publicado por Freud que ele utilizou a metodologia de investigação dos sonhos desenvolvido na “Interpretação dos Sonhos”, bem como pelo método da livre associação. Esse caso também é importante em função do papel da transferência na psicanálise, e curiosamente, um caso onde a sexualidade infantil não desempenhou um papel importante. 

Curso Breve: Os três ensaios da sexualidade (REALIZ. 18/10/19)

Freud sempre desconfiou do papel da sexualidade infantil como causa das neuroses, sendo a “teoria da sedução” sua primeira tese sobre o assunto. Sendo essa teoria um equívoco, Freud precisou desenvolver uma nova teoria sobre o papel da sexualidade na infância, sendo “Os três ensaios da sexualidade” o resultado dessa nova tese. Nesse encontro acompanhamos o desenrolar desses movimentos, da teoria da sedução à teoria da fantasia, passando pela sexualidade infantil. 

Emília no país da gramática - assimetrias psicanalíticas (Realiz. 19/10/18)

Nesse segundo encontro sobre a obra de Ignácio Matte-Blanco analisamos as formas gramaticais e assimétricas de existência do indivíduo em Monteiro Lobato, bem como sua interação com as formas infinitas da lógica do País das Maravilhas de Lewis Carroll. 

Alice no país de Matte-Blanco (Realiz. 22/06/18)

O psicanalista chileno Ignácio Matte-Blanco faz uma revisão sobre as formas de representações do Inconsciente descritas por Freud e nos legou uma teoria chamada bi-lógica, com impactos na teoria e técnica da psicanálise. Nesse primeiro encontro analisamos o conceito de assimetria e suas implicações clínicas. 

A confiabilidade nas relações humanas no processo terapêutico e maturacional (Realiz. 06/04/18)

Vista pelo prisma psicanalítico winnicottiano, a confiabilidade, mais do que uma qualidade que desejamos nas nossas relações humanas, é uma condição fundamental para que se forme um ambiente que venha a facilitar e possibilitar o desenvolvimento das potencialidades do ser humano e a constituição dos sentidos de realidade.

Estudos sobre histeria (Realiz. 10/05/19)

“Estudos sobre Histeria” marca o início das primeiras sistematizações da técnica psicanalítica. É nele que podemos acompanhar a evolução do método catártico para o de livre associação, bem como a fundamentação de muitos conceitos posteriores como processo primário e secundário. Nesse trabalho Freud também já esboça sua teoria mais controversa: a origem sexual dos sintomas histéricos.

A origem da psicanálise na histeria (Realiz. 12/04/19)

Em nosso primeiro Curso Breve deste ano, discutiremos alguns pontos da história da psicanálise, que se misturam com a história da histeria. Foi através das histéricas, herdeiras de Salpêtière que nasceu o método psicanalítico, a teoria da interpretação dos sonhos, da sexualidade infantil entre outros. Nesse encontro tentaremos estabelecer quais foram as teorias herdadas por S. Freud afim demonstrar melhor suas contribuições para a psicanálise.

Entre Cronos e Prometeu (Realiz. 14/07/17)

Tema: Entre Cronos e Prometeu - Não roubarás!

Ementa: Etiqueta significa pequena ética, o que implica que não existe uma grande ética sem as pequenas ações. No Brasil de hoje talvez nenhum mandamento seja tão maltratado quanto esse, mas onde mesmo começa a noção do que me pertence e do que não me pertence? Será que roubamos somente bens materiais, ou roubamos tempo, atenção. Seria possível roubar um afeto? Nesse encontro discutiremos esses e outros aspectos do que podemos falar em roubo, ética e etiqueta. 

Não adulterarás (Realiz. 23/06/17)

Tema: Não adulterarás: verdades e mentiras que contamos a nós mesmos

Ementa: Adultério vem do latim adulterĭum,ĭi  que significa adultério, crime de adultério, alteração, falsificação, mistura. Muitas pessoas associam a questão do adultério apenas a traição que ocorre entre duas pessoas enamoradas. Mas adulteração, alteração, falsificação e mistura também são seus significados. Nesse sentido adulteramos a realidade conforme nossos desejos, mentimos para nós mesmos. Em um nível social a corrupção tão em voga no noticiário também nasce do pecado do adultério.

O futuro de uma ilusão (Realiz. 10/03/17)

Tema: O futuro de uma ilusão: entre o decálogo e a psicanálise

Ementa: S. Freud dedicou parte da sua obra a entender as interfaces entre a psicanálise e a religião, com artigos como “O futuro de uma ilusão” e “Moisés e o monoteísmo”. Resolvemos retomar o mesmo tema através de Moisés, mas não exatamente do ponto onde Freud parou mas de uma releitura dos dez mandamentos feitas pelo diretor de cinema Krzysztof Kieślowsk, em uma série exibida na Polônia em 1989. A partir desse eixo, abre-se um espaço potencial para a discussão entre filosofia moral, a ética, a estética e a psicanálise.